Como abrir ODT, ODP e ODS em seu Android

Como abrir ODT, ODP e ODS em seu Android

Em quanto nos desktops contamos com o excelente LibreOffice, além de outros como o Abiword e OpenOffice, no mundo mobile o formato ODF (Open Document Format) ficou um tanto sem suporte, as mais famosas que chegaram ao mundo mobile, teimam em obrigar o usuário a usar o formato proprietário da Microsoft ou seu próprio formato, como o caso da suíte da Google e da Zoho.

Mas calma, existem soluções, podem não ser as mais belas e funcionais, mas já atendem e permitem que o usuário visualize e até mesmo edite seus documentos em ODF, os quais incluem o ODT, ODP. Vamos ver algumas das opções!

Microsoft Word

Sim, por mais estranho que possa ser, apesar da Microsoft tentar sempre levar usuários e governos a usarem seu formato proprietário, a aplicação Word para dispositivos Android possui suporte ao formato ODT, portanto documentos de texto feitos no LibreOffice podem ser salvos no formato aberto e carregados diretamente pela aplicação da Microsoft, assim como editados. Dessa forma, acaba sendo uma bela e completa opção, no entanto, apenas o Word oferece suporte ao formato aberto, o Excel e PowerPoint, não trabalham com o formato aberto nos dispositivos Android.

LibreOffice Viewer

O LibreOffice é uma das melhores suítes nos desktops, mas no mundo mobile ainda é um tanto quanto timida, assim como na cloud. Mas a The Document vem tentando mudar esse cenário e os usuários do Android e Ubuntu Touch já contam com uma aplicação oficial que permite a visualização de qualquer arquivo ODF em seus dispositivos. No entanto a aplicação ainda está em uma fase inicial, a compatibilidade com planilhas não é das melhores, mas para documentos de textos e apresentações cumpre seu papel de visualizador. Apesar do nome deixar claro que não passa de um visualizador, já foi incluído uma tímida função de edição, bem simples, mas que pode ajudar na hora de concertar algum detalhe em seu documento.

OpenAndroid

Essa aplicação é um port não oficial do OpenOffice para dispositivos Android, apesar da aplicação funcionar bem e ser compatível com os formatos ODF, o desenvolvedor fez um port total, assim o que temos é a interface do OpenOffice em pequenas telas de toque, o resultado não é o mais confortável, nem o mais prático, mas consegue suprir a necessidade dos usuários.

Textmaker Mobile

Essa suíte foi desenvolvida especificamente para os dispositivos mobiles e conta com suporte a praticamente todos os formatos de documentos de texto. No entanto, apesar da aplicação ser constantemente atualizada pela desenvolvedora, o TextMaker peca em visual, apresentando uma aparência da época do Android Jelly Bean, e uma quantidade de funções extremamente inferiores aos concorrentes como WPS e Polaris. No entanto se você não se importar com visual e quer apenas uma aplicação para visualizar e editar seu ODT, ela cumpre o papel e ocupa pouco mais de 20MB em seu aparelho.
Se você conhece alguma outra opção que não está nessa lista, não deixe de usar nossos comentários para indicar a nós e todos os outros leitores! E para não deixar de acompanhar nenhuma de nossas postagens, não deixe de curtir nossa fanpage no Facebook, você ainda pode participar de nossa comunidade no Google Plus e divulgar, compartilhar e interagir com outros leitores!

Enable Notifications    Ok No thanks