AndroidAplicativos

Messenger Lite

Messenger Lite é a opção enxuta do mensageiro oficial do Facebook, focado em oferecer menor consumo de dados e hardware.

A opção Lite do mensageiro distingui-se inicialmente pela inversão de cores do aplicativo, trocando o azul pelo branco e deixando o nome de Messenger, para exibir apenas o “Lite”. No entanto as diferenças não acabam por aí, a versão mais simples do comunicador ocupa apenas 16MB de armazenamento de seu aparelho e em segundo plano, consome apenas 9MB de memória RAM, enquanto a versão tradicional consome por volta dos 33MB quando em segundo plano.

Quando em uso o Lite passa a consumir 40MB de memória RAM do aparelho, muito menos que a metade que seu irmão mais robusto, tudo isso pode soar muito bem para os donos de aparelhos com pouca memória RAM, mais especificamente os de entrada que oferecem apenas 1GB.

Obviamente que toda essa redução significa em redução de funcionalidades e o Lite praticamente deixou de contar com tudo que o Messenger oferece, a primeira coisa é a criação de grupos, o Lite não oferece a opção de criar grupos, apenas conversar com os já existentes e chamar novas pessoas individualmente. Nas conversas a coisa piora, o Lite não conta com stickers, gifs, aplicativos sugeridos que possam integrar-se com o comunicador e nem mesmo os emoticons próprios do Face, as únicas funcionalidades são o envio de texto, imagens e um botão de curtir. A opção de trocar a cor da janela de mensagens, editar o grupo, incluir e excluir pessoas, entre outras, não estão presentes.

A bolha que sobrepõe outros aplicativos, também não faz parte da versão Lite, ao invés disso, apenas uma notificação é exibida como ocorre com o whatsapp, mas sem possibilidade de responder sem precisar abrir o aplicativo.

No quesito design não há muita coisa diferente, o Lite segue de perto o padrão da opção tradicional, inclusive também seguindo o Material Design, mas ao invés de predominar o Azul, aqui o branco e cinza são predominantes, ficando apenas o botão flutuante em azul.

O Lite também não é capaz de reconhecer qualquer URL, portanto ao enviar um endereço web, não haverá o resumo como o Messenger oficial ou Whatsapp realizam. Falando nisso, uma deficiência na opção Lite que pode impactar a utilização para muitos é a incapacidade do aplicativo integrar-se com o sistema, dessa forma ao clicar em compartilhar algo em qualquer outro aplicativo, o Messenger Lite não aparece entre a lista de apps para você compartilhar o conteúdo desejado.

Para baixar o Messenger Lite, basta clicar no botão que está no topo desta matéria, caso ainda não tenha a Linux Centro Store instalada, será solicitada a instalação de nossa loja, antes do Lite.

Tags

Check Also

Close
Back to top button