LinuxMultimidia

Miam Player – Um novo player opensource multiplataforma

Miam Player é um novo reprodutor de música, Multiplataforma, de código aberto e escrito em QT5. O player está em fase inicial de desenvolvimento e sequer chegou a versão final, estando atualmente na 0.8.6, no entanto as funcionalidades básicas já estão aptas a uso e fizemos uma análise do programa.

As promessas de funções a serem adicionadas nas próximas versões, fazem com que o Miam Player seja bem atrativo, os desenvolvedores possuem como objetivo, trazer a compatibilidade com Deezer, Spotify e SoundCloud, permitindo que o player local, reproduza desses serviços e ainda utilize suas playlists. Além disso, também é prometido um sistema de tags automáticos, dando a capacidade do player organizar sua biblioteca de músicas de forma independente de ação do usuário, um visualizador de plugins e um novo logo, já que o atual não é dos mais agradáveis.

Essas acima são as funções prometidas, atualmente o usuário encontrará suporte a playlists, equalizador integrado, personalização da interface, sistema de abas para as playlists, suporte a todos os formatos de áudio, localização de capas automaticamente usando o serviço da Music Brainz e Amazon Repositories, atualização automática da biblioteca de músicas, editor de tags e dois modos de visualização.

Apesar de todas essas funções estarem já no player, nem todas funcionaram como deveriam, o Miam Player não comportou-se de forma adequada quando as músicas estavam em um HD externo, foi possível determinar o caminho, ele fez a varredura, mas não indexou, sendo necessário ir até o menu “File” e adicionar as faixas que queríamos ouvir, de forma manual e sem integração com as ferramentas automatizadas do player, como a busca por capas.

Outra ferramenta que mostrou-se inativa em nossas execuções, foi o equalizador, ao clicar na opção era impossível habilitar o funcionamento deste, claro que o usuário pode optar por um equalizador independente em seu Ubuntu, como ensinamos nessa matéria, mas de qualquer forma, não foi possível usar a ferramenta nativa do player.

Vez ou outra também notamos que o player fechou-se sozinho quando realizamos algumas tarefas repetidas, como abrir várias vezes o menu de contexto.

Uma vantagem do Miam Player está em sua construção, como ele é feito em QT5, não só adequa-se de forma satisfatória aos diversos ambientes, como mostra-se uma opção leve, consumindo por volta de 35MB de RAM durante sua execução e exigindo muito pouco do processador.

Visualmente o Miam Player pode agradar a maioria, isso porque além de contar com dois modos de visualização, lista ou expandido, toda sua interface é personalizável. O usuário pode escolher entre temas prontos e/ou, modificar cada item visual do player, como botões, abas, fontes, cores e assim por diante.

O Miam Player promete ser uma alternativa de peso para reprodutores de música, no entanto, na fase inicial ele não consegue suprir a necessidade do usuário e substituir nomes de peso como Banshee, Rhythmbox, Amarok, Tomahawk e assim por diante.
Caso você queira testar de perto o Miam Player, ele não só atende Windows, Mac e Linux, como tem suporte oficial a diversos distribuições, a lista inclui o Ubuntu 15.10, openSUSE, Arch Linux e Mageia. Vamos ensinar a instalar em sua distribuição Linux, preferida.

Instalando no Ubuntu

Abra um terminal e digite os seguintes códigos, todos seguidos de enter

sudo add-apt-repository ppa:wbsecg1/qtav
sudo add-apt-repository ppa:bachelier-matthieu/ppa
sudo apt-get update
sudo apt-get install miam-player

A PPA é a oficial do projeto e feito isso, o player já estará disponível em seu Ubuntu, ao iniciar ele pedirá o diretório principal de suas músicas.

Instalando no openSUSE

Para instalar em seu openSUSE, basta clicar aqui e você será levado ao processo de instalação no Yast.

Instalando no Arch Linux

Para os usuários do Arch, o player encontra-se no AUR, clique aqui para ser direcionado ao mesmo.

Instalando no Mageia

Para os usuários do Mageia, ele também está disponível nos repositórios e basta clicar aqui, para iniciar a instalação.

Miam Player

Tags
Back to top button