LinuxTutoriais

Como instalar Flatpak na loja do Ubuntu

A Canonical optou já faz algum tempo, por utilizar a Gnome Software, como sua loja de aplicativos. No entanto, ela é totalmente personalizada para o Ubuntu, tendo suporte nativo aos pacotes Snaps e até mesmo com a promessa de receber uma repaginada muito em breve, para ter maior valor comercial para os desenvolvedores (Ou seja, promover de forma diferenciada as inúmeras aplicações que surgiram na loja com o suporte ao Snap).

Porém uma coisa que o usuário pode sentir falta é que o Ubuntu não conta nativamente com suporte ao flatpak, formato que apesar de ter premissas diferenciadas do Snap (O Snap foi criado pensando em não ser compatível apenas com todas as distros Linux, mas também com o mundo mobile e IOT), é um dos “concorrentes” nesse ramo.

Empresas têm dado prioridade ao Snap, devido a popularidade do Ubuntu, desta forma, acabamos por ver grandes nomes comerciais como Spotify, Opera e aplicações da Microsoft em snap e não flatpak, mas o flatpak tem grande suporte da comunidade do Gnome e os projetos e aplicações deste ecossistema surgem neste formato.

Felizmente instalar um flatpak no Ubuntu é muito fácil e você poderá usar a Central de Programas para isso, desta forma, sua loja de aplicativos do Ubuntu contará com suporte ao deb, snap e flatpak. Para isso, abra um terminal e execute os comandos abaixo:

sudo apt install flatpak

sudo apt install gnome-software-plugin-flatpak

flatpak remote-add --if-not-exists flathub https://flathub.org/repo/flathub.flatpakrepo

Agora reinicie o Ubuntu e ao voltar para o sistema, sua loja de aplicativos também estará exibindo e instalando aplicações em flatpak.

Back to top button