LinuxTutoriais

Como usar o Box.com em sua distro Linux

Entre usuários finais, os serviços de armazenamento em cloud mais conhecidos e comentados são o Google Drive, OneDrive e Dropbox. Porém existem vários outros que atendem o usuário final e muitas vezes de forma até mais interessante, por conterem aplicações oficiais para distribuições Linux, você pode dar uma olhada em vários deles clicando aqui.

O Box em sua versão gratuita e destinada a usuários finais, não oferece suporte oficial para distribuições Linux, apenas os clientes da solução enterprise possuem essa vantagem. Porém existe uma forma de usar o serviço da empresa sediada em Los Altos, sem a necessidade de aplicações terceiras e usando um protocolo oficialmente suportado.

O segredo aqui é usar o Webdav para efetuar a conexão, o Box oferece suporte oficial para este protocolo e a grande maioria dos gerenciadores de arquivos das distribuições Linux, possuem o ferramentário para conectar com Webdav e outros tipos de protocolos, transformando um serviço em cloud, em um diretório de seu sistema.

Ensinaremos aqui como fazer no Nautilus do Gnome, sendo desta forma compatível com o Ubuntu, Fedora, openSUSE e demais distribuições que usem o Gnome como ambiente gráfico.

  • Abra o gerenciador de arquivos (Nautilus) e clique em  “+ Outros Locais”;
  • Na parte inferior da tela, haverá um local para digitar um endereço, coloque : “davs://dav.box.com/” e clique em “Conectar”;
  • Abrirá uma janela para você digitar o e-mail e senha do Box, digite. Aproveite para escolher se deseja que o sistema delete as credenciais na próxima reinicialização ou as salve definitivamente, mantendo o serviço sempre conectado como um diretório;
  • Caso use autenticação em dois fatores, ele pedirá o token em uma janela seguinte, porém chamando de “Senha”;

Ao concluir os passos acima, o Box estará devidamente conectado em seu gerenciador de arquivos e você poderá acessar sua cloud como se fosse uma pasta local de seu computador.

A principal vantagem deste modo de utilização é que ele não ocupa espaço em seu HD, fazendo com que o Box vire um HD adicional em seu sistema, em meu caso, como tenho 50GB no Box, ganho 50GB adicionais de armazenamento em minha máquina. Nos permite até mesmo abrir os arquivos que estão na cloud, sem precisar os salvar localmente.

Agora como desvantagem é que não existe uma sincronização, encare como se fosse um pendrive remoto, você precisará salvar ou arrastar e soltar os arquivos dentro do Box, dependendo de sua internet, as transferências de arquivos podem ser bem lentas.

Back to top button