Tutoriais

Como instalar a OpenWRT no TPLink Archer C60

O OpenWrt é uma distribuição Linux para IOT, seu grande foco é ser uma firmware alternativa para diversos roteadores. Sua primeira aparição foi como uma modificação para o roteador Linksys WRT54G, rapidamente o projeto caiu no gosto da comunidade, recebeu novos desenvolvedores e começou a ampliar sua presença para outros roteadores.

Hoje o OpenWRT é uma das firmwares mais importantes e com a maior comunidade ativa, outra extremamente relevante é a DD-WRT e por fim, ainda existem projetos menores, mas com igual importância. Aqui no Linux Centro, já tivemos no passado, uma matéria falando sobre o OpenWRT e sobre o DD-WRT.

Hoje vamos ensinar como instalar o OpenWRT em seu TPLink Archer-C60, a principal vantagem de utilizar a firmware alternativa é ter um sistema devidamente atualizado, acabamos não dando a devida importância para nossos roteadores e regularmente acabam sendo a porta para diferentes ataques.

Infelizmente as fabricantes também tendem a não dar a devida atenção e os roteadores não recebem atualizações regulares e desta forma, uma firmware alternativa é uma forma de buscar um sistema atualizado e com diversos recursos adicionais para seu roteador.

Antes de prosseguir é importante destacar que o procedimento só deve ser realizado com o devido conhecimento do que está sendo feito, ele descaracteriza sua garantia e não possui suporte da fabricante, além disso, exigirá que ao menos as configurações básicas sejam refeitas.

A primeira coisa a ser feita é baixar a última versão da OpenWRT para o TPLink Archer-C60 ou também conhecido como TPLink AC1350, faça o download clicando aqui.

Depois de baixado, renomeie o arquivo para tp_recovery.bin e agora acesse a página de configuração do roteador, para isso, digite em seu navegador o IP: http://192.168.0.1

Uma vez logado, vá em configurações avançadas, escolha a opção “Ferramentas de Sistema” e depois “Firmware Upgrade” procure a opção “atualização local”, haverá um botão para selecionar um arquivo, ao clicar nele, escolha o arquivo da OpenWRT que você renomeou para “tp_recovery.bin” e clique em atualizar.

Resultado de imagem para atualização firmware manual tplink archer c60

O sistema perguntará se você tem certeza sobre a continuidade da atualização, clique em “Ok” e aguarde o processo.

Quando terminado, seu roteador terá reiniciado e você poderá acessar a interface web do OpenWRT através do IP: http://192.168.1.1

Agora você tem a última versão da OpenWRT em seu TPLink Archer-C60, em outras matérias ensinaremos algumas configurações da firmware, desde as básicas até as mais avançadas.

Check Also

Close
Back to top button