Tutoriais

Como instalar pacotes deb no Manjaro

O Manjaro é uma excelente distribuição e que possui uma das comunidades mais dedicadas e ativas entre as distribuições, no entanto novos usuários podem encontrar problema para instalar determinados softwares, seja porque a distribuição não conta com uma loja mais amigável visualmente (Apesar da atual loja ser muito completa e funcional, precisando apenas, talvez, de um maior trabalho visual) ou porque não usa de forma nativa, formatos como o Snap e Flatpak.

Mas sem entrar em quesitos do porque adotar ou não, existe formas rápidas e simples de ativar o snap e ter esse formato universal e que tem se expandido em sua distro, já ensinamos nesta outra matéria que você pode acessar clicando aqui.

Além disso, graças a comunidade extremamente participativa, o AUR, uma espécie de repositório comunitário, acaba tendo os mais diferentes softwares que por um motivo ou outro não são disponibilizados ao Manjaro de forma oficial.

Porém podem existir casos que nem o AUR e nem o formato universal Snap atendam suas necessidades, isso porque alguns softwares ainda são distribuidos quase que exclusivamente em deb e rpm, esses cenários vem diminuindo e tendem a desaparecer com o crescimento do snap e flatpak, mas enquanto ele ainda é uma realidade, como proceder?

Bem, apesar de não recomendado, é possível instalar formatos deb em seu Manjaro, instalando para isso, o DPKG em sua distribuição. Volto a salientar que não é recomendado, uma vez que o pacman não será capaz de gerenciar os arquivos instalados pelo DPKG, existindo o risco de conflito de arquivos e até quebra do sistema.

Estando ciente dos riscos, vamos aos procedimentos, abra um terminal e digite os seguintes comandos:

yaourt -S dpkg

Como todo pacote instalado com o yaourt, surgirá um aviso de que o software não pode ser validado e pode ser danoso, autorize a instalação e dê as devidas permissões até que seja concluído.

Uma vez terminado, você poderá instalar os pacotes deb desejados com o seguinte comando:

sudo dpkg -i nome-do-pacote.deb

Agora você consegue instalar qualquer aplicação disponível para Ubuntu e Debian em seu Manjaro.

Back to top button