Tutoriais

Como ter uma loja de aplicativos snap no Manjaro

Já ensinamos aqui no Linux Centro como habilitar o suporte dos pacotes snap no Manjaro e aumentar significamente o seu acervo de aplicações, você pode consultar a matéria com o procedimento, clicando aqui.

Agora ensinaremos como ter uma loja gráfica para instalar, pesquisar e gerenciar seus aplicativos em snap, diretamente no seu Manjaro Linux.

É interessante destacar que a dica aqui vale para todos os sabores do Manjaro, sejam as oficiais com KDE, Gnome e XFCE ou as mantidas pela comunidade como o Manjaro Deepin, em todos os casos, a dica aplica-se e lhe entrega uma loja gráfica para gerenciar seus apps snaps.

A forma mais fácil, seria usar o KDE Discover que possui suporte para gerenciar os repositórios tradicionais, além do flatpak e snap, mas infelizmente, por algum motivo, o plasma-backend-snap, responsável por adicionar essa funcionalidade na loja KDE Discover, não está presente nos repositórios do Manjaro, por tanto, vamos utilizar da solução oferecida pela própria Canonical.

Após ter instalado o Snapd em seu Manjaro, conforme ensinamos aqui, abra o terminal e execute o seguinte comando:

sudo snap install snap-store

Você terá instalado uma loja de aplicativos baseada na Gnome Software focada unicamente em snap, esse pacote é oferecido de forma oficial pela Canonical, como solução para as distribuições Linux que oferecem suporte ao Snap, mas não possuem uma loja gráfica para seu gerenciamento.

manjaro deepin snap store

A Snap Store, apesar de ser baseada na Gnome Software, tal qual a Ubuntu Software, não possui os mesmos refinamentos e ajustes em interface que a solução nativa do Ubuntu, carregando o tema adwaita como padrão, ainda assim ela é competente e oferece todo o ferramentário gráfico necessário, tais como pesquisa, instalação, gerenciamento dos softwares instalados, remoção e até mesmo o controle de permissões, funcionalidade presente já faz algum tempo nos pacotes snap, conforme noticiado aqui no site.

A partir de agora, para instalar um pacote snap, tudo que você precisa fazer é abrir a Snap Store, pesquisar o software desejado e clicar em instalar. Mas se você estiver procurando uma maneira de instalar pacotes deb em seu Manjaro, também já ensinamos nesta outra matéria.

Back to top button