Não é possível importar a conexão VPN – Como resolver este erro?
Tutoriais

Não é possível importar a conexão VPN – Como resolver este erro?

Você contratou seu plano da NordVPN e quando baixou o arquivo de configuração para usar no modo gráfico e nativo do Gnome (Muito prático, inclusive), o qual já ensinamos a usar nesta outra matéria, tomou um erro com a seguinte frase: “Não é possível importar a conexão VPN”.

Encontramos este erro ao tentar importar a VPN para o gerenciador gráfico no Zorin OS, mas fique tranquilo, a solução é muito rápida e prática.

O que acontece é que o Zorin OS não vem com o network-manager-openvpn-gnome instalado por default, desta forma ao tentar importar o arquivo ovpn, ele devolve essa critica.

Existem duas formas de instalar este complemento de forma muito rápida, sendo uma pela loja de aplicativos (forma gráfica) e a outra pelo terminal.

Instalar o network-manager-openvpn-gnome de forma gráfica

Abra a loja de aplicativos e busque por “network-manager-openvpn-gnome” sem as aspas. Você verá que a loja irá te mostrar o “Centro de controle Gnome” e apontará que já está instalado, calma! Clique sobre o “Centro de controle Gnome” e desça a tela, você verá uma sessão com complementos, como no print abaixo:

VPN no Gnome graficamente

Basta clicar na caixa de seleção da opção “Cliente OpenVPN” e automaticamente será pedida a sua senha, digite e o complemento será instalado em seguida. Após isso, reinicie sua máquina e volte a efetuar a configuração de importação da VPN, conforme demonstramos nesta matéria, agora tudo ocorrerá conforme esperado.

Instalar o network-manager-openvpn-gnome pelo terminal

Abra o terminal e digite a seguinte linha de comando:

sudo apt install network-manager-openvpn-gnome

Digite a senha e após ter terminado de instalar, digite o seguinte comando:

sudo /etc/init.d/networking restart

Agora você pode voltar a configurar sua VPN, que funcionará da forma esperada.

Ainda não usa VPN? Aproveite os bons descontos oferecidos pela NordVPN e aumente sua segurança e privacidade na internet, você pode comprar clicando aqui.

Não sabe o que é VPN? Clique aqui para ver nossa matéria explicando detalhadamente como funciona e para que serve uma VPN.