AndroidAplicativos

Office Lens


Chega aos dispositivos Android o aplicativo da Microsoft destinado a função de scanner portátil, denominado Office Lens.

Utilizar a câmera do smartphone como uma scanner de bolso tornou-se uma tarefa comum após a popularização de aplicativos como o CamScanner, pensando nisso a Microsoft traz um aplicativo que fornece tal opção integrada ao seu pacote office mobile.

O aplicativo está em fase alpha e no momento não traz grandes beneficios se comparado a opções como o próprio CamScanner ou o Google Drive que também possui a função de Scanner nativa em seu app para Android.

Ao clicar sobre o OfficeLens somos automaticamente levados a câmera, ponto positivo para a produtividade, ao chegarmos com a câmera próximo a um documento ou quadro de informações, automaticamente surge um contorno branco em volta deste, mostrando que o aplicativo já identificou o documento a ser scanneado. No entanto o que acontece após isso é o que decepciona, enquanto o Google Drive tem a capacidade de processar o documento fotografado e realmente o tornar uma folha scanneada, retirando possíveis sombras e elementos indesejáveis da fotografia e dando enfase no branco e na escrita, o Office Lens simplesmente nos entrega uma foto do documento, ele realmente identifica de forma muito eficiente o documento, mas apenas recorta o fundo e nada mais, continua sendo uma foto de uma folha, não sendo o ideal para uma possível impressão por exemplo.

As configurações permitidas pelo programa são muito escassas, ao contrário do CamScanner que entrega inúmeras ferramentas, o OfficeLens permite apenas a alteração da resolução da câmera e modificar o modo de captura, sendo eles “Documentos”, “Fotos” e “Quadro de comunicações”, este último ainda faz um processamento de imagem, mas nada comparado com os concorrentes.

Assim que você efetua a captura do documento é levado para uma tela onde é possível importar a imagem para PDF, OneDrive ou demais opções que fazem-se presente no pacote MSOffice mobile, como o Power Point.

O aplicativo está em fase Alpha e muitas novidades ainda podem surgir, no momento ele ganha por sua agilidade, mas perde em seu objetivo que seria transformar o aparelho em um scanner de bolso, fazendo com que seja mais interessante usar o Google Drive para este. O aplicativo é gratuito e caso você deseje efetuar seus próprios testes, pode fazer o download clicando em um dos ícones de nossas Stores disponiveis que estão no topo da matéria (As”sacolinhas” presentes no começo do artigo).

 

Tags
Back to top button