Android

Porque o carregamento pelo USB é lento?

Um dilema atinge muitos usuários, porque carregar pelo USB demora mais que carregar o dispositivo móvel na tomada? E junto com essa pergunta, surge a dúvida se existe como agilizar esse carregamento.

Primeiro precisamos ter em mente que existem três tipos de entrada USB, a 1.0, 2.0 e 3.0, a mais comum nas máquinas é a 2.0, sendo que os computadores mais recentes disponibilizam ao menos ⅓ da quantidade de suas portas USB, no padrão 3.0 (Uma forma simples de descobrir quais as portas USB 3.0 em seu computador, é ver quais são azuis, normalmente elas são diferenciadas dessa forma)

Portanto, comumente usamos a porta 2.0 para efetuar o carregamento de nossos aparelhos, o problema é que essas portas possuem uma amperagem de 0.5, enquanto os carregadores de tomada costumam possuir uma amperagem de 1.0. Dessa forma é natural que o tempo de carregamento chegue a dobrar quando o dispositivo está conectado em uma porta USB.

Esse cenário muda quando falamos de USB 3.0, as saídas neste padrão possuem uma amperagem de 0.9, ficando mais próximas do que é visto em carregadores de tomada, no entanto as portas USB ainda contam com algumas variáveis, como seu computador está gerenciando diversos periféricos e componentes, a energia da porta USB pode apresentar variação, o que aumenta o tempo de carregamento da bateria de seu dispositivo.

Uma solução para agilizar o carregamento é colocar seu aparelho em modo avião, dessa forma você estará com GPS, dados, sincronização e o sinal de operadora desativados, com menos recursos consumindo energia, mais rapidez no carregamento. Mas não pense que isso agilizará em grandes quantidades, o ganho de tempo de carregamento ao colocar o aparelho no modo avião é em média de 20 minutos.

Por fim, vale lembrar que desligar o aparelho para carregar não é recomendável para agilizar o processo, pois acontece o contrário, mais bateria é gasta, cada vez que você liga e desliga seu aparelho, diversos processos precisam ser iniciados e o consumo de bateria durante a inicialização passa a ser maior, como em qualquer outro dispositivo.

Tags
Back to top button