AndroidTutoriais

Destravar o Bootloader do Sony Xperia Z5 Compact

O Sony Xperia Z5 Compact é um aparelho lançado na metade de 2015, contando com uma tela de 4.6 polegadas, resolução de 1280×720 pixels, LTE 4G, 32GB de armazenamento, câmera de 23 megapixels, 2GB de RAM, suporte a Micro SD, equipado com uma Adreno 430 e um processador Snpadragon 810, saindo de fábrica com o Android Lollipop, 5.1.1.

Nesta matéria ensinaremos como efetuar o desbloqueio do bootloader do Xperia Z5 Compact, para posteriormente a instalação da CyanogenMod 13, disponível de forma não oficial para o aparelho da Sony.

O desbloqueio do bootloader de aparelhos da Sony, costuma ser simplificado, no entanto é válido lembrar que esta trata-se de uma camada de segurança do aparelho, apesar de ser necessário desbloquear para a instalação de custom roms, dispositivos com bootloader desbloqueados e acesso root, devem ter uma maior atenção dos usuários, por isso, tome sempre cuidado de onde estás a instalar seus aplicativos e verifique as permissões solicitadas por eles.

Vá ao menu de configurações e percorra até o final da tela, para encontrar a opção “Sobre o telefone”, clique sete vezes sobre “Número da versão”, até surgir uma mensagem que você agora tem acesso as opções de programador.

Agora volte a tela inicial das configurações, percorra a tela até a opção “Opções de desenvolvedor” e dentro desta, procure por “Desbloqueio OEM”.

Ativado este, abra o discador de seu dispositivo e digite o seguinte código: *#*#7378423#*#*

No menu que será aberto, clique em “Informações de Serviço”, depois em “Configurações” e por fim em “Rooting Status”, onde deverá ser exibida a mensagem de “Sim”.

Agora clique aqui, você deve informar seu e-mail no site da Sony, receberá em seguida um e-mail de confirmação, após proceder com a confirmação e digitar seu IMEI quando solicitado pela Sony, um código será enviado para seu e-mail, guarde o código.

Agora instale o fastboot, este é muito fácil, pois encontra-se disponível no repositório da maioria das distros, para Ubuntu, Linux Mint, Xubuntu e demais distros derivadas do Ubuntu, o Fastboot está na loja de aplicativos, clique aqui para instalar.

Para Fedora, openSUSE e demais distros que utilizem o pacote rpm, você pode efetuar o download do mesmo, clicando aqui. Para demais sistemas operacionais, que não sejam distribuições Linux, faça o download deste pacote.

Com esse instalado, conecte seu aparelho na entrada USB de seu computador, abra um terminal e digite:

fastboot devices

Um código deverá surgir, caso o aparelho tenha sido conectado com sucesso. Caso contrário, desplugue e volte a plugar o telefone. Distribuições Linux não exigem drivers dos dispositivos, portanto não há necessidade de qualquer tipo de instalação que não seja o fastboot.

Ainda no teminal, digite:

fastboot -i 0x0fce oem unlock 0xDIGITE-SEU-CODIGO

Lembra o código que você recebeu por e-mail? Deves coloca-lo no lugar de “DIGITE-SEU-CODIGO”, dê um enter e verifique se não foi devolvido nenhuma mensagem de erro. Pronto! seu dispositivo está com o bootloader desbloqueado.

Back to top button