AndroidTutoriais

Destravando o Bootloader do Nexus 5

Os dispositivos Nexus são incriveis aparelhos, além de terem um longo período de suporte pela própria Google e apreentarem ótimos hardwares, são suportados por praticamente toda custom rom que exista ou apareça no mercado, isso porque estes aparelhos são construídos e disponibilizados com foco no desenevolvedor.

Para instalar custom roms, fazer root, instalar kerneis customizados, entre outros é necessário destravar o bootloader do aparelho, uma trava que impede que softwares sem assinatura sejam instalados no dispositivo, algo como o UEFI nos computadores, no Nexus 5 esta trava também existe, mas ela tem um processo fácil para seu destravamento, inclusive o consta no site da Google, porém vamos aqui listar este procedimento, ele não costuma variar entre aparelhos Nexus, sendo praticamente o mesmo para Nexus 4, Nexus 6 e assim por diante.

Antes de efetuar qualquer procedimento listado aqui no Linux Centro, tenha em mente que não nos responsabilizamos por qualquer dano eventual que possa gerar em seu aparelho, estamos orientando o processo, fazê-lo fica por responsabilidade do usuário.

Primeiramente você terá que ter o Android Tools, se utilizas o Ubuntu ou qualquer variante deste, como Linux Mint, Xubuntu, Kubuntu, entre outras, basta instalar direto da central de programas do ubuntu, você pode usar os botões abaixo para ser levado diretamente a estes, o primeiro instala o fastboot e o segundo o ADB.

Android Tools Android Tools

Instalado estes, agora é necessário ativar o USB Debugging em seu Nexus 5, para este vá até Opções de desenvolvedor e selecione USB Debugging, se por acaso o menu de desenvolvedor ainda não estiver disponível para você, vá até Sobre o telefone e clique 7 vezes em Número da versão.

Feito isso, conecte seu dispostivo em seu computar e uma janela poup up surgirá em seu dispositivo, informando uma chave, selecione a checkbox desta e clique em ok.

Desligue seu aparelho e religue-o segurando o botão power + volume para baixo, abra um terminal e digite os seguintes comandos :

fastboot device

Deverá surgir um sequência, indicando que o aparelho foi identificado, no ubuntu não há necessidade e instalação de drivers do dispositivo, como acontece com o Windows, portanto este procedimento não deve gerar problemas. Agora digite :

fastboot oem unlock

Surgirá uma mensagem em seu dispositivo, alertando sobre o desbloqueio do bootloader e perguntando se deseja o fazer, clique no botão de volume para deixar em azul a opção de confirmação e clique no botão power para confirmar.

Lembre-se que este procedimento irá formatar seu aparelho. Caso queira posteriormente bloquear o bootloader, por algum motivo que seja, basta digitar :

fastboot oem lock

Desta forma você pode travar e destravar a qualquer momento o bootloader de seu Nexus 5, mas tenha em mente que cada vez que o faz o celular é formatado e para instalar custom rom terá que ter este destravado. Dúvidas podem ser colocadas nos comentários abaixo, respondemos á todos eles.

Tags
Back to top button