linux centro by megabite

ASAP Launcher

ASAP Launcher é uma nova interface para dispositivos Android, desenvolvida por Tim Clark e já disponível na Linux Centro Store.

O launcher aposta no material design e uso de cards para entregar diversas informações, lembrando um misto do Google Now Launcher e Action Launcher.

Ao arrastar a tela para o lado esquerdo, temos uma disposição de ferramentas como no Google Now Launcher, mas em vez de ser o próprio Google Now, aqui temos uma com nossos contatos e arrastando mais uma vez, uma com a temperatura do dia e previsão da semana. Para o lado direito também temos cards, mas dessa vez do calendário e um para criar listas de tarefas, dessa forma o usuário do ASAP tem ao arrastar de um dedo, acesso a seu calendário, contatos, temperatura e lista de tarefas. Ainda é possível organizar a ordem desses cards e até mesmo desativa-los.

A aposta em gestos no ASAP é grande, ao arrastarmos a tela de cima para baixo, temos um grande dock com os apps mais utilizados, pressionando e arrastando do canto direito para o esquerdo, um dock com opções de configurações são exibidos, aqui o usuário pode escolher qual opção deve ser exibida, apesar das mesmas informações serem encontradas na barra de status do Android, a do ASAP pode ser utilizada para completar a nativa.

O launcher já vem configurado para que com dois toques na tela o aparelho apague a tela, a única coisa que ocorrerá ao fazer a primeira vez é o pedido de permissão do sistema para ceder ao ASAP, por falar nisso, a opção de contatos, calendário e temperatura também terão que ter as permissões cedidas no primeiro uso, isso é um padrão do Android Marshmallow que pede sua autorização, conforme a aplicação vai utilizando uma função, podendo ser negada ou não (Caso use uma versão abaixo do Marshmallow, as permissões serão solicitadas de uma única vez na hora da instalação e infelizmente nessas versões não é possível negar uma permissão em especifico).

Quando a gaveta de aplicativos, o ASAP substituiu por uma lista lateral organizada alfabeticamente e com uma barra de busca, bastando digitar algumas letras do nome da aplicação para que o sistema já a forneça para você.

O launcher é altamente personalizável, permitindo troca de temas, cor dos cards, dos widgets, ícones, relógio e assim por diante, no entanto todas elas estão desativadas para a versão gratuita, a vantagem é que essa é a única limitação imposta para a versão gratuita e não foram inseridos meios publicitários, se o usuário dispensa personalizações a versão gratuita o atenderá, caso contrário a versão pro sai em torno de R$ 6,00 reais.

O consumo de RAM do ASAP é um pouco superior a opções consagradas como o Nova Launcher, ficando em torno dos 140MB, mas a aplicação é fluída e para as opções fornecidas esse pode ser considerado um consumo razoável.

Para baixar o ASAP Launcher, clique no botão que está no topo desta matéria, caso ainda não tenha a Linux Centro Store, será solicitada a instalação de nossa loja, antes do launcher.

ASAP Launcher

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.