AndroidNews

Android Oreo ganha suporte a motor de temas sem root

Diversas fabricantes trouxeram suportes a temas para o Android ao longo dos anos, cada uma implementando de uma maneira diferente, a Xiaomi com seu fork do Android, apresenta temas com grandes níveis de modificação, a Samsung permite temas para sua interface e a Sony resolveu desenvolver um motor de temas universal, de código aberto, para o Android, chamado de RRO.

A idéia pegou e a Google resolveu adotar o RRO oficialmente ao código do Android, incluindo dessa forma ao AOSP desde o Nougat.

Baseado no RRO, surgiu o Substratum pela comunidade, que usa o motor da Sony para permitir a criação de temas para seu Android que trazem mudanças muito mais profundas que qualquer outra solução, aplicando modificações até mesmo em aplicativos de terceiros.

Desde que a Google passou a adotar oficialmente o RRO, passou a ser possível usar o Substratum em qualquer dispositivo Android que tenha root, mas isso está mudando.

A Google ainda está trabalhando para liberar as APIs que permitam que qualquer desenvolvedor crie temas para o Android, mas a comunidade adiantou-se perante algumas mudanças que já aconteceram no Android Oreo e agora já é possível usar o motor de temas, Substratum, em qualquer dispositivo, mesmo sem root.

Google Pixel com Substratum sem root Reprodução Imagem: XDA

Para isso, é utilizado a aplicação de permissão através do ADB Shell, portanto o funcionamento e uso ainda não é dos mais práticos e ao reiniciar o telefone, as configurações voltaram ao padrão, fazendo com que você tenha que reaplicar o tema, mas já é uma forma de usar os temas substratum, sem ser obrigado a rootear seu aparelho, enquanto espera novidades da Google quanto a liberação do RRO para desenvolvedores (Provavelmente só no Android 9).

Os desenvolvedores do Substratum irão liberar um aplicativo na PlayStore, que ajudará na aplicação do uso dos temas em dispositivos com Android Oreo sem root, o aplicativo será pago para ajudar no suporte de desenvolvimento da comunidade, mas os desenvolvedores prometem que o preço será justo.

Back to top button