AndroidNews

Google exibirá selo de certificação em aparelhos Android

A Google anunciou um novo selo para seus dispositivos, já faz algum tempo que os dispositivos Android tiveram que começar a exibir o “Powered by Android” durante o boot, visando auxiliar o usuário a identificar o sistema, agora os aparelhos certificados deverão receber um selo em suas caixas

Aparelhos certificados são aqueles aos quais a fabricante aceitou submeter-se a verificação da Google e ter os GApps, esse contrato vem ao longo dos anos recebendo algumas modificações, como a exigência de updates de segurança, muitas vezes ignorados pelas fabricantes no passado.

A nova exigência visa adicionar na caixa dos aparelhos o selo do Google Play Protect, um antivírus que foi incluído na PlayStore e que é executado de tempos em tempos, verificando o comportamento dos aplicativos já instalados – anteriormente a verificação dos aplicativos era feita antes de entrar na Play Store, agora serão verificados constantemente.

O selo pretende garantir ao usuário que aquele aparelho adquirido, estará com a Play Store e recebendo a camada de segurança proporcionada pela Google.

Esse cenário não deve causar impactos ao mercado, já que o esperado é que apenas os celulares de pequenas fabricantes não recebam o selo, assim como dispositivos como os conhecidos Android Box TV, já que apesar de usarem a PlayStore muitas das vezes, eles fazem sem a certificação da Google. A empresa também lançou um hotsite, explicando sobre o certificado e informando todas as fabricantes parceiras.

Tags

Check Also

Close
Back to top button