Como instalar o Docker no rasbperry pi

Como instalar o Docker no rasbperry pi

O Raspberry pode ser utilizado para diversos projetos pessoais e muitos serviços podem ser deixados rodando 24/7 nesses dispositivos, sejam por consumirem pouca energia ou pelo simples fato de serem fáceis de colocar em qualquer lugar (Até atrás de sua TV).

Vamos ensinar aqui vários projetos que podem trazer uma experiência incrível para você, usando apenas seu Rasp, para a maioria deles vamos priorizar o uso do Docker por facilitar não somente a instalação de serviços, como gerenciamento e manutenção.

Em nosso lab usamos:

  • Raspberry PI 4 com 4GB de memória
  • Cartão de memória 32GB da SanDisk
  • Raspberry OS (Antigo Raspbian)

Nessa matéria não vamos ensinar a instalar o Raspberry OS, aqui abordaremos apenas o Docker, mas se você está fazendo o projeto do zero e ainda não tem o sistema operacional instalado em seu Rasp, pode clicar aqui para ver a matéria que ensina a instalação do S.O.

Para instalar o Docker, você precisará de acesso direto ou remoto ao seu Rasp, não delimitaremos como o fazer, uma vez que fica a escolha do usuário se prefere atuar com um teclado e monitor diretamente no rasp, um acesso por VNC ou simplesmente um SSH. Se está em dúvida em qual e como usar, clique aqui para ver a outra matéria onde ensinamos como usar cada um deles e suas vantagens e desvantagens.

Sem mais delongas, vamos ao passo a passo:

Abra o LXDE Terminal no Raspberry OS e digite o seguinte comando:

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

Uma vez que o sistema tenha atualizado, digite o próximo comando:

curl -fsSL https://get.docker.com -o get-docker.sh

Agora execute o script com o comando abaixo:

sudo sh get-docker.sh

Terminado o processo, verifique se está corretamente instalado com o comando:

docker --version

A instalação agora está terminada, como procedimento opcional você pode adicionar o usuário padrão do raspberry os para evitar a necessidade de comandos como root, caso prefira adicionar outro usuário que tenha criado, basta substituir o “pi” do comando abaixo pelo nome do usuário desejado.

sudo usermod -aG docker pi

Também recomendo que ao final do processo, você reinicie seu Raspberry OS antes de efetuar o deploy de qualquer container, isso evitara problemas como “Cannot connect to the Docker daemon at unix:///var/run/docker.sock. Is the docker daemon running?”

Seu Docker já está instalado e pronto para você efetuar o deploy de diversos serviços em container no seu raspberry pi, o próximo passo é instalar o Portainer para facilitar o gerenciamento e deploy, além de permitir que todo o procedimento passe a ser feito diretamente de um browser, sem precisar acessar diretamente ou remotamente o seu raspberry. Portanto, clique aqui e veja como efetuar a instalação do Portainer em seu PI.

Enable Notifications    Ok No thanks