Como instalar o Portainer no Raspberry PI – Interface gráfica para o Docker

Como instalar o Portainer no Raspberry PI – Interface gráfica para o Docker

Já ensinamos por aqui como instalar o Docker em seu Raspberry PI, agora vamos ensinar como instalar o Portainer, uma interface gráfica para o Docker que é fantástica em tudo que se proproe e facilita incrivelmente a instalação de outros serviços em seu Rasp, tais como Sonarr, Radarr e muitos outros que também ensinaremos como instalar.

Para este projeto estamos usando:

  • Raspberry PI 4 com 4GB de RAM
  • Raspberry OS (Antigo Raspbian)
  • Docker para Raspberry

Agora sem mais delongas, vamos para o procedimento!

Como instalar o Portainer no Raspberry Pi

Em seu Raspberry OS, seja por meio do SSH, VNC ou acessando-o fisicamente, abra o terminal e digite o seguinte comando:

sudo docker volume create portainer_data

Após criado o volume, execute o comando abaixo para instalar o Portainer:

sudo docker run -d -p 9000:9000 -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock -v portainer_data:/data portainer/portainer

Aguarde o término do processo e pronto! O Portainer está instalado, o próximo passo é acessá-lo para criar a senha e usuário, basta digitar seu IP seguido da porta 9000 de qualquer browser.

Ex: https://127.0.0.100:9000

A tela de login do Portainer será exibida, já pedindo o nome de usuário, digitação de senha e confirmação de senha. Por padrão o usuário já vem como admin, recomendo efetuar a alteração para o usuário que desejar, criar sua senha e confirmar o processo.

Em seguida será exibida uma tela para conectar o Portainer em seu ambiente Docker, basta selecionar “Local” e clicar em Connect.

A partir de agora você será capaz de instalar imagens docker em seu Raspberry diretamente de um navegador web conectado a mesma rede que você (Existe a possibilidade de colocar isso na web, mas envolve questões de segurança, então ficará para outra matéria).

Com o Portainer a necessidade de acessar o seu Raspberry fisicamente ou por SSH/VNC diminuirá consideravelmente, porém na próxima matéria ensinaremos como instalar o Webmin uma interface gráfica web para você ter total controle do Raspberry sem nunca mais precisar o acessar de outra forma que não seja pelo navegador.

Enable Notifications    Ok No thanks