Como instalar o Webmin no Raspberry Pi e ter uma interface grafica web

Como instalar o Webmin no Raspberry Pi e ter uma interface grafica web

Webmin é uma interface gráfica web para sistemas Linux, através dela torna-se possível gerir por completo seu sistema operacional remotamente através de um navegador


Já ensinamos recentemente como instalar o Docker em seu Raspberry PI para facilitar a instalação e gerenciamento de softwares, já ensinamos como instalar uma interface gráfica, o Portainer, para gerenciar seus dockers remotamente de um navegador web. 

Agora chegou a vez de ensinarmos a instalar uma interface gráfica web para gerenciar todo o seu Raspberry remotamente pelo browser.

Sabemos que é possível instalar o openmediavault e já ter esse recurso nativamente no S.O de seu Raspberry, mas a vantagem de instalar o Webmin é que você consegue adicionar o recurso a qualquer distribuição Linux, permitindo-lhe escolher entre as diversas distribuições para Raspberry e contar com a interface web da mesma maneira.

Para este projeto temos usado o Raspberry OS, antigo Raspbian. Além disso, tudo está sendo feito em um Raspberry PI 4 com 4 GB de RAM. 

Sem mais delongas, vamos ao processo de instalação.

Webmin – Instalando a interface gráfica web em seu Raspberry PI

Para este processo você precisará ter acesso remoto por SSH/VNC ao seu Raspberry ou fisicamente, abra um terminal e execute o seguinte comando:

wget http://prdownloads.sourceforge.net/webadmin/webmin_1.955_all.deb

Feito o download do pacote deb, execute o seguinte comando para instalar o Webmin:

dpkg --install webmin_1.955_all.deb

Terminado o processo, basta abrir de um navegador web o seu endereço IP seguido da porta 10000.

Ex. https://127.0.0.100:10000

A partir de agora você não mais precisará acessar seu Raspberry PI pelo SSH, VNC ou mesmo fisicamente. O webmin torna possível o total controle pelo navegador web, desde a navegação em um file manager até a execução de comandos. Além disso ele conta com diversas ferramentas de monitoramento, permitindo que você controle a atualização do sistema, consumo de CPU, RAM e receba alertas.

Tornando-o uma ótima opção para quem está usando o Raspberry para projetos ou serviços locais como o Sonarr ou Radarr.

Enable Notifications    Ok No thanks