Myki – Um gerenciador de senhas offline com sincronia de senhas multiplaforma

Myki é um gerenciador de senhas de código proprietário, presente em diversas plataformas e uma das soluções mais interessantes para a proteção de suas senhas.

A utilização de um cofre de senhas é algo que não somente tem tornado-se comum, mas também uma prática recomendada, uma vez que cria-se o hábito de uma senha diferente para cada serviço ou produto, todas seguindo uma política recomendada em seu teor.

Existem diversas opções de cofres, realmente muitas, se contarmos nos dedos, faltarão dedos para apontar todas as soluções existentes que conseguimos lembrar de imediato. Mas diante de tantas, hoje vamos apresentar uma que não só oferece muita qualidade, como também vantagens perante soluções famosas como o Lastpass.

Myki – A Startup das senhas

A empresa que carrega o nome de seu produto, está sediada em Nova Iorque e possui investidores como a Leap Ventures, Beco Capital e B&Y Venture e Partners. Sua última rodada de investimentos foi de 4 milhões de dólares e hoje no Linkedin é listada com 40 colaboradores na ativa.

Isso já nos aponta que a empresa responsável pelo Myki realmente aposta no segmento, porém não é isso que nos faz escolher um produto e sim suas funcionalidades. Ter essas informações é válido apenas para conhecer quem nos fornece o serviço ou produto e sabermos o nível de confiança que ela nos passa.

As principais funcionalidades esperadas de um gerenciador de senha estão não somente em seu armazenamento, mas também a sua capacidade de preenchimento automático e facilidade de gestão. Tudo isso está presente no Myki, inclusive ele possui presença em todas as plataformas conhecidas, Linux, Windows, Mac, Android e IOS. Além de extensões para Chrome, Opera, Edge e Firefox.

O preenchimento funciona muito bem e a aplicação tem a prática de obscurecer os campos preenchidos, de modo a aumentar a proteção de seus dados preenchidos automaticamente.

O Myki é capaz de armazenar e auto-preencher suas senhas e logins, dados de formulário, cartões de crédito e OTP (2FA) para esse último, você terá que usar o Myki como seu aplicativo de token. Além disso ele também é capaz de armazenar notas, chamadas na aplicação de “Secute Note”.

O Myki é capaz de gerenciar seus cartões de crédito e facilitar o preenchimento

Mas o principal destaque do Myki fica para seu funcionamento, ele é uma solução offline, ou seja, não envia as informações gravadas pelo usuário para servidores próprios, o que aumenta a sua segurança de forma considerável, uma vez que elas não sofrem o risco de um atacante tentar comprometer o servidor da empresa para ter acesso a tudo que ali esteja armazenado.

Mas apesar de funcionar de forma offline, a sincronia de dados entre dispositivos é presente e ocorre através de uma conexão P2P, construída de forma rápida e intuitiva. Sempre que você for usar o Myki em um novo dispositivo, seja por aplicação ou extensão, bastará que você escaneie um QR Code para que imediatamente seus dados sejam sincronizados com o novo dispositivo.

Uma vez conectados entre si, de tempos em tempos o Myki efetuará a sincronia entre os dispositivos, inclusive existe uma aba que permite o usuário visualizar todas as plataformas e extensões que estão conectadas, sendo possível remover qualquer uma delas imediatamente o que ocasiona na exclusão dos dados no dispositivo removido.

Dessa forma o usuário não precisa confiar em servidores da empresa para gerenciar suas senhas e não precisa abrir mão da facilidade de sincronia entre dispositivos, tornando o Myki uma das melhores soluções de gerenciador de senhas offline.

Infelizmente o Myki não conta com funcionalidades como a validação de vazamento de senhas, duplicidade de senha e sua saúde tal como encontramos no Enpass, LastPass e até no Google Password.

Outro ponto falho é que a empresa, apesar de disponibilizar um empacotamento snap para a aplicação, além de um appimage e um deb, não a faz por meio da Snapstore, o que dificulta seu acesso e atualização. O melhor caminho seria termos o snap na Snapstore e o AppImage na AppImage Hub o que faria com que a aplicação pudesse ser encontrada pelas lojas de software das distribuições e tornaria automática sua atualização.

O Myki é gratuito para uso pessoal, porém funcionalidades extras como capacidade de colocar tags customizadas nas informações armazenadas, adicionar imagens customizadas para identificação (Por padrão o Myki busca o favicon do site), adicionar perfis para separar informações salvas, capacidade de criar campos personalizados e uso da versão para Android Watch precisará adquiri-las com um único pagamento de R$ 16,99 por funcionalidade desejada, ou desbloquear todas por R$ 56,99. Destacando que não trata-se de uma assinatura, mas sim de um único pagamento para ter acesso de forma vitalícia em todos os seus dispositivos as funções extras citadas.

Para conhecer e testar o Myki, clique aqui, escolha a sua plataforma e efetue o download. Lembrando que ele é capaz de importar o arquivo de senhas da maioria dos demais gerenciadores, incluindo as senhas salvas no Google Chrome ou Mozilla Firefox.

Sair da versão mobile