Pop!_OS como corrigir o escalonamento fracionado no Linux da System 76

Pop!_OS como corrigir o escalonamento fracionado no Linux da System 76

Pop!_OS é uma remasterização do Ubuntu feito pela System76, uma fabricante de computadores com sede em Denver, que simplesmente caiu no gosto do público. Traz Gnome puro, suporte a notebooks híbridos e algumas modificações próprias.

Algo que os usuários podem sentir falta no Pop!_OS é o escalonamento fracionado da tela, ao menos aqueles que possuem notebooks ou monitores de grande resolução, pois nestes casos as letras e itens costumam pequenos, não deixando a visualização confortável.

O Fractional Scaling foi desativado por padrão no Pop!_OS devido a alguns bugs que o time encontrou, não considerando ideal deixar ir para a versão final, segundo o github do projeto, a feature será liberada assim que todos os bugs tiverem sido corrigidos.

Existem alguns tutoriais na internet ensinando como habilitar novamente o fracionamento, ao invés de ter apenas o 100% ou 200%, porém ao fazê-lo, você acabará tendo algum problema com sua distribuição, lembre-se o time de desenvolvimento desativou justamente devido a bugs encontrados na feature.

Porém nem tudo está perdido, você não precisa abandonar o Pop!_OS por causa disso e também não precisa aventurar-se, habilitando uma funcionalidade que não está funcionando como deveria.

A solução mais prática e que ajuda a resolver o problema é ativar uma funcionalidade de acessibilidade, chamada “Texto Grande”. Com o intuito de facilitar para pessoas com algum tipo de dificuldade de visão, o Gnome amplia os elementos textuais da tela, causando um comportamento similar ao do fracionamento escalonado de 125%, porém com o beneficio de não causar qualquer bug no Pop!_OS.

Porém é válido lembrar que apesar do comportamento ser similar ao do fractional scaling, com ele não será possível determinar configurações diferentes para diferentes monitores conectados em sua máquina, basicamente você estará aplicando os 125% em todo e qualquer monitor que utilizar.

Para ativar o “Texto Grande”, acesse:

Configurações > Acessibilidade > Texto Grande
Configurações de acessibilidade do POP!_OS

Basta clicar no botão de ativação para que a alteração seja aplicada imediatamente.

Enable Notifications    Ok No thanks