GerenciadoresLinuxTutoriais

JDownloader – Instalando e configurando seu gerenciador

JDownloader é um gerenciador de downloads de código aberto, completamente escrito em java, o que o torna multiplataforma.

Muito além de otimizar seus downloads, coisa que faz com muita categoria, divide os downloads em até 20 conexões e informa cada velocidade alcançada assim como a total, o Jdownloader é a melhor forma para você gerenciar seus downloads de um modo geral, ele identifica links duplicados, trata captchas automaticamente, aguarda o tempo de espera de alguns servidores, possui integração com praticamente todas as contas premiuns de serviços de hospedagem e o melhor, possui integração com o ambiente de trabalho e ainda melhor, uma gigantesca com o Firefox.

Em relação a integração com o ambiente de trabalho, refere-se ao fato de qualquer link copiado, ser identificado pelo Jdownloader e imediatamente ser colocado na lista de possíveis downloads. Mas a integração com o Firefox vai muito além disso, ao combina-lo com a extensão Flashgot, com esta é possível tornar o jdownloader o gerenciador padrão do Firefox, baixar todos o conteúdo de uma página com apenas um clique do mouse, baixar todas as imagens e muitas outras opções.

Vamos ensinar a instalar o Jdownloader e a aplicar algumas implementações e melhorias.

Instalação

Independente de sua distribuição, será necessário o Java para uso do JDownloader, para instalar o java clique aqui e veja o procedimento para todas as distribuições.

Ubuntu/LinuxMint e Derivados

Para instalar no Ubuntu e todas as distros derivadas deste, abra um terminal e digite :

  • sudo add-apt-repository ppa:jd-team/jdownloader
  • sudo apt-get update
  • sudo apt-get install jdownloader-installer

Outras Distros

Para demais distribuições, baixe este arquivo e em seguida abra o seu terminal e digite :

  • cd /home/seu_nome_usuário/Downloads (considerando que você tenha salvo o arquivo baixado anteriormente na pasta downloads, não esqueça de substituit “seu_nome_usuário” pelo usuário em utilização.)
  • chmod +x jd.sh
  • start jd.sh

O Jdownloader baixará uma quantidade razoável de atualizações e arquivos extras, aguarde este processo e o mesmo ja estará funcionando.

Arrumando o icone da área de notificação

O JDownloader mantém um icone na área de notificação, todavia em ambientes como o XFCE e Gnome, este ícone mantém um contorno branco que estraga todo o visual de seu ambiente, além de não bater com temas monocromáticos, como os pacotes de ícones não o trocam justamente por estar em uma pasta separada do restante, siga este procedimento para arrumar esse problema.

Salve a primeira imagem se você usa o ubuntu ou distro com o ambiente mate e a segunda para quem utiliza o Xubuntu.

JDownloader  JDownloader

Agora abra o terminal e digite :

  • sudo nautilus

com o nautilus aberto agora em modo root, vá até : .jdownloader/jd/img/logo e substitua a imagem “jd_logo_128_128.png” pela baixada aqui e ficará assim :

Instalação e configuração do Flashgot

A extensão será oferecida para instalação assim que você abrir o JDownloader pela primeira vez, mas caso prefira aqui está o site do FlashGot bastando apenas clicar no botão “Install”.

Com a extensão instalada, em seu Firefox vá em em “menu>complementos>extensões”, va até Flashgot e clique em em “Preferências”e em “Gerenciador de Downloads” escolha o JDownloader.

 

Tags
Back to top button