LinuxTutoriais

Como instalar drivers proprietários da Nvidia por PPA

Se és um usuário do Ubuntu e sua placa é da Nvidia, saiba que agora podes atualizar os drivers proprietários para a versão mais recente, apenas utilizando uma PPA.

Com a chegada da Steam no Linux, empresas de jogos começaram a dar mais atenção para as distribuições Linux, em especial ao Ubuntu, consequentemente a Nvidia e AMD também melhoraram seu tratamento para com os usuários Linux e até mesmo um bom fruto da parceria dessas empresas está nascendo, a API Vulkan.

Para aproveitar das últimas atualizações dos drivers da Nvidia, uma PPA foi disponibilizada, essa que recebeu o nome de “Proprietary GPU Drivers” (Apesar do nome, só traz drivers da Nvidia) possibilita uma fácil atualização, sem qualquer tipo de trabalho ou intervenções posteriores do usuário.

Mas antes de usa-la é importante alerta-los que essa PPA ainda está em fase beta, portanto ainda existe o risco de uma atualização quebrar o sistema e ser necessário uma certa experiência com recuperação do sistema. A PPA suporta o Ubuntu 16.10, 16.04, 15.10 e 14.04, entregando a versão mais recente dos drivers proprietários, respectivos a versão do Ubuntu, as placas suportadas são as GeForce série 6, 7, 8 e 9.

Para utilizar é muito fácil, abra um terminal e digite os seguintes comandos, seguidos de um enter:

sudo add-apt-repository ppa:graphics-drivers/ppa
sudo apt update

Depois no dash do Unity, procure por “Programas e atualizações”, vá até a aba “Drivers adicionais” e selecione o driver desejado, clique em “Aplicar alterações” e reinicie o sistema.

Pronto! Você já está com o driver proprietário mais recente e quando novas atualizações forem liberadas, receberá de forma automática.

Para ficar por dentro das noticias do mundo tecnológico, receber dicas, tutoriais, análises e muito mais, curta nossa fan page no Facebook e fique por dentro de tudo que rola no Linux Centro. Você também pode participar de nossa comunidade no Google Plus, compartilhar conteúdo, tirar dúvidas e interagir com outros leitores!

Fonte: Webupd8

Tags
Back to top button