Cumulus – Uma bonita e leve aplicação de clima para Linux

Cumulus – Uma bonita e leve aplicação de clima para Linux


Está procurando uma bonita e eficiente aplicação de informação do tempo para sua distribuição Linux? Cumulus pode ser uma boa pedida, gratuito, open source e muito belo!

A historia desse projeto na verdade é bem longa, começando em 2012 quando surgiu na central de programas um software chamado de StormCloud, de código aberto e comercializado por algo em torno de 3 dólares, a beleza do aplicativo agradou o público.

Porém passado um tempo, a aplicação acabou sendo descontinuada, já que seu criador, um jovem estudante, não tinha mais tempo para continuar com seu mantenimento. O StormCloud acabou recebendo um fork, denominado de Typhoon e sendo distribuído de forma gratuita para todos.

Com as mudanças de API do Yahoo Weather, o desenvolvedor do Typhoon resolveu rescrever a aplicação, portando para QT e nascendo o Cumulus.

A aplicação tem duas opções de motor para recebimento das informações do clima, o já comentado Yahoo Weather e o Open Weather, bastando o usuário escolher nas configurações da aplicação.

O Cumulus permite que o usuário mude a cor da aplicação, unidade de temperatura e velocidade do vento. Tudo é simples e rápido de ser configurado, mas sem tornar a aplicação superficial, em sua interface que segue o design flat, com ícones bem desenhados e simples.

Entre as informações entregues ao usuário, está a temperatura atual, minima e máxima, umidade do ar, velocidade do vento, hora do nascer e por do sol e a previsão para os próximos 05 dias.

Ainda é possível habilitar o Cumulus para estar sempre na barra de ferramentas, quando ali posto, apenas a temperatura atual é exibida e o usuário deve clicar sobre, para abrir o painel completo da aplicação.

Um ponto de destaque é o baixo consumo de hardware da aplicação, seu processo não apresentou consumos significantes de CPU e a memória RAM foi de apenas 37MB, uma excelente marca, principalmente quando comparado ao Temp, muito similar, porém com consumo por volta dos 100MB.

Para instalar o Cumulus, basta clicar no botão que está no topo dessa matéria e baixar o arquivo de instalação, clicar duas vezes sobre ele e iniciar a instalação.

View post on imgur.com

Enable Notifications    Ok No thanks