Stacer – Um belíssimo e completo monitor de recursos

Stacer – Um belíssimo e completo monitor de recursos


Uma coisa que é muito fácil no Linux é abrir a aplicação de monitoração do sistema, basta o usuário digitar por monitor na busca e encontrar uma ferramenta bem completa para informações do consumo de recursos da máquina.

Porém dependendo da distribuição que estás utilizando, as vezes a ferramenta de monitoração dos recursos não é das mais belas, é o caso da utilizada por ambientes como o XFCE e LXQT, que possuem um visual mais espartano em suas aplicações de monitoração.

Porém uma coisa é inegável, nenhuma distribuição possui nativamente uma ferramenta tão bela como o Stacer, esse aplicativo de código aberto, vai um pouco além do monitoramento de recursos e entrega ao usuário funções adicionais em uma belissíma interface.

O Stacer em sua primeira tela, oferece gráficos caprichados com o consumo de CPU, RAM e Disco, além de informar sobre os downloads e uploads efetuados em tempo real, informações sobre o sistema como configuração e distribuição que está sendo utilizada também podem ser vistos aqui.

Na segunda opção temos uma função focada na limpeza do sistema, o Stacer é capaz de remover cache de aplicações, registros e logs antigos, facilitando a liberação de espaço em casos de quem já usa a mesma distribuição sem qualquer manutenção por um longo tempo.

Também encontramos uma opção para adicionar aplicações na inicialização do sistema e outra para desativar serviços, como o cron ou cups – Muito cuidado ao mexer nessas opções.

A tela de processos, exibe com maior detalhes o que está consumindo sua RAM e CPU, dando o PID do processo, caminho do processo, owner, memória e CPU consumida por cada um deles. A função para matar um processo está presente, basta selecionar um ou mais e clicar no botão que está no rodapé, denominado “Processo final”.

Por fim o Stacer ainda conta com uma função para desinstalar aplicações do sistema, bastando procurar na listagem ou pesquisar pelo nome. Uma função chamada de “recursos” mostra o histórico de consumo de sua CPU, RAM e rede.

A aplicação é bem completa, funcional e extremamente bonita, casando-se perfeitamente com os mais diversos ambientes gráficos. O maior male do Stacer fica por conta de seu consumo de RAM, como é construído com o Electron, a aplicação passou facilmente dos 120MB, enquanto o monitor de recursos do Gnome manteve-se em 50MB.

Para baixar o Stacer, basta clicar no botão que está no topo dessa matéria, a aplicação é distribuída em RPM, DEB e AppImage.

Enable Notifications    Ok No thanks