Facebook Messenger terá criptografia ponta a ponta

O Facebook Messenger é o segundo aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo, perdendo apenas para o WhatsApp, também do Facebook.

Porém essa zona de conforto do Facebook é constantemente ameaçada, seja por concorrentes que tentam a todo custo garantir seu espaço neste mercado, ou por problemas do próprio Facebook, com constantes incidentes de segurança e privacidade que tem abalado a imagem da companhia e afastado usuários.

O Facebook sabe que precisa melhorar e no evento F8, apresentou diversas novidades para o Messenger, uma das mais importantes é a criptografia ponta a ponta.

No evento fora prometido que o Messenger passará a utilizar da mesma criptografia já presente no WhatsApp, por padrão e para todas as conversas, visto que hoje existe uma função opcional chamada de “Conversa secreta” inspirada em recurso similar do SnapChat.

A promessa é um Messenger 2.0, isso porque a aplicação está sendo construída do zero, para ter um tamanho menor, sem dispensar recursos, e diminuir seu consumo de bateria. A velocidade de abertura e execução do novo Messenger também é uma das prioridades, com a promessa de com a nova arquitetura, sua execução será muito mais ágil que a versão atual.

Falando em recursos, a idéia é trazer alguns novos, entre os previstos, está a possibilidade de fazer uma chamada em grupo para assistir um filme ou série com os amigos de forma remota e a transformação da aba amigos, para um comportamento mais próximo de rede social, onde ao invés de apenas listar os contatos, será exibido postagens e vídeos de seus amigos.

Por fim, novamente fora citado a pretensão de unir o WhatsApp, Facebook Messenger e o Direct do Instagram em um único serviço, porém não existem grandes detalhes ou datas sobre este passo.

E você? Qual aplicativo de mensagens costuma utilizar em seu dia a dia?

Sair da versão mobile