News

Google Chrome desativará abas para economizar memória RAM

A Google trouxe para a sua versão de testes do Chrome o gerenciamento de memória já utilizado nas versões mobile de seu navegador.

O recurso vem para atender as reclamações dos usuários, referente ao consumo elevado de memória RAM do navegador e ao mesmo tempo, oferecer um menor consumo de bateria em notebooks.

Basicamente o que temos é um gerenciamento de abas, capaz de desativar aquelas que não estão sendo usadas, de forma que parem de consumir hardware. Assim, apesar das abas estarem abertas, encontram-se inativas e apenas quando o usuário voltar a uma delas, o conteúdo será novamente carregado.

Para garantir a melhor experiência para o usuário, várias condições são impostas ao recurso de desativação de abas, o navegador não só verifica a utilização ou não da aba, mas como garante se existe algo a ser executado, como músicas, evitando que uma aba que deva permanecer ativa em segundo plano seja desativada indevidamente.

Presente já algum tempo na versão para Android, o recurso mostrou-se eficiente nos dispositivos mobiles, conseguindo uma boa redução do consumo de RAM e bateria. Resta apenas aguardar a funcionalidade desembarcar nas versões finais do Chrome, o que deve acontecer em breve.



Tags
Back to top button