Linus Torvalds – Não existe software a prova de bala

Linus Torvalds – Não existe software a prova de bala

Linus Torvalds participou da LinuxCon 2015 que ocorreu de 17 a 19 deste mês, agosto, entre diversos assuntos pautados na entrevista, segurança foi um deles.

Linus afirmou não concordar com o pensamento da comunidade de segurança, segundo o mesmo “Eles costumam ser muito preto e branco. Ou é seguro ou não é. E se é segurança, eles se importam profundamente, se não for, não se importam.”

Para Linus não há como querer algo 100%, principalmente ao considerarmos que segurança está relacionada a bugs e é impossível criar qualquer software sem bugs. Linus ainda afirma que o segredo do negócio está na velocidade em corrigir esses bugs, saber com antecedência também é impossível. Portanto a solução é a transparência e agilidade das correções.

E é nesse ponto que Linus ganha razão, não existe o perfeito, vemos casos de falhas de segurança em todos e quaisquer softwares, a diferença está unicamente em como ela é tratada, enquanto empresas de software proprietário, procuram camuflar suas falhas e empurrar suas correções com a barriga, a comunidade open source está sempre pronta para encontrar falhas e corrigir imediatamente.

Segundo Linus, devemos ter em mente que bugs acontecem e que devemos minimizá-los ao ter várias camadas de segurança e que apesar do open source estar saindo-se muito bem neste quesito, não devemos pensar estar totalmente seguros, pois este não é um cenário realista, como iniciado nesta matéria, nada é 100%.

Você pode assistir a entrevista de Linus Torvalds na integra, clicando aqui, no entanto a mesma encontra-se em inglês e não possui legendas.

Enable Notifications    Ok No thanks