News

Mozilla abandonará o suporte ao NPAPI

Após a Google ter extirpado o NPAPI do projeto Chromium e consequentemente de seu navegador, Google Chrome, chegou a hora da Mozilla dar a sentença final ao velho e problemático NPAPI.

Segundo a própria Mozilla, a Web API já é sólida o suficiente para substituir o NPAPI e já permite, portanto, que o NPAPI seja substituído por códigos nativos.

A Mozilla diz que suportará o NPAPI apenas até o final de 2016, quando os plugins NPAPI serão retirados da versão 64 bits do navegador e desativados por padrão na de 32 bits, permitindo ainda uma compatibilidade por tempo limitado, exatamente como ocorreu com o Chrome.

Empresas como Netflix e Unity, já começaram a desenvolver soluções que não dependam desses plugins, como o Silverlight, a vantagem não é somente mais segurança e estabilidade para os navegadores, como também uma maior compatibilidade de sistemas, hoje o Netflix já funciona no Linux através do Google Chrome e o Unity Web Player está em fase de testes.

No entanto a pergunta fica para as instituições bancárias e seus deficientes plugins de segurança que utilizam o Java como solução, segundo a Mozilla, ela ira colaborar com a Oracle para que a transição do Java seja feita de forma tranquila e sem grandes impactos. A Oracle também pronunciou-se sobre o assunto e suas intenções de transição e o trabalho que será feito junto a Mozilla.

É importante salientar que essas iniciativas por parte de gigantes da internet como Google e Mozilla são de extrema importância para a evolução da internet e um melhor ecossistema dessa, a Apple tomou a mesma iniciativa com o Flash Player quando trouxe o Iphone ao mercado e logo foi seguida pela Google, que utiliza seu navegador para contribuir e incentivar a evolução de tais tecnologias. Resta nos saber como ficaremos com os resistentes a mudanças, como os já citados, sites bancários.

 

 

Back to top button