News

Testamos o Here Maps para Android


Após a compra da divisão mobile da Nokia pela Microsoft, o que restou da Nokia que conhecemos talvez possa ser resumido ao Here Maps, este assunto pode causar um pouco de confusão, mas para ter-se uma idéia a Microsoft não comprou a Nokia, apenas sua divisão de celulares, tanto que a mesma não poderá utilizar o nome Nokia, este é provisório e faz parte do acordo.

Uma coisa sabe-se dizer, de tudo que a Nokia já fez, seu aplicativo de mapas sempre foi um dos melhores, estando a frente até mesmo do famoso Google Maps, porém sempre foram exclusivos dos aparelhos Nokias e após a compra da Microsoft, passaram a fazer parte do sistema Windows Phone. Mas como dito anteriormente, o Here Maps não foi adquirido pela Microsoft, e seu desenvolvimento seguiu a todo vapor sem vínculos com esta, assim ele não demorou muito para ser anunciado no IOS e recentemente no Android.

O aplicativo ainda não foi lançado oficialmente, mas a versão beta vazada nesta segunda feira já está totalmente funcional, estável e usável, nós testamos e agora trazemos a nossa opinião.

Interface

O Here Maps realmente causa uma excelente impressão a primeira vista, o aplicativo é muito bonito com total destaque para o mapa com pequenos icones para troca de visualização e ajustar para sua localização atual, todos nos cantos da tela, um menu lateral retrátil em azul e a barra de pesquisa no topo. Vale destacar a aparência dada a este menu, de visual minimalista, não existem demasiadas funções para confundir o cliente, tudo é resumindo a um botão para tornar o app totalmente offline, o modo maps ou dirigir, coleções (usado para armazenar seus locais prediletos), download de mapas, configurações um botão para feedback e o de sair do app.

Mas não só isso, todos os elementos do app parecem encaixar-se perfeitamente, segue um estilo bem clean e será um bom casamento com a interface do Android L.

Usabilidade

Sem dúvidas é aqui que o Here Maps começa a decolar na frente dos outros, mas vamos começar do básico, o app está totalmente em português, sua interface é de fácil entendimento, porém existe um tutorial inicial para melhor compreensão do funcionamento. Logo de inicio é pedido para logar-se ao sistema, apesar de existir a opção de seguir anonimamente, não será possível desta forma usar mapas offline ou pacotes de voz. O login pode ser feito com sua conta do face, o que facilita e agiliza o procedimento.

A localização foi muito precisa e rápida, o nada discreto circulo verde pulsante revelou exatamente nossa localização no mapa ao longo do dia, as pesquisas por lugares também mostrou-se muito eficiente, bastando digitar o CEP, Endereço ou nome de um local, para que rapidamente o Here Maps o identifica-se com um pequeno balão carregando o ícone de associação ao lugar, por exemplo, ao buscar o Shopping Tucuruvi, um balão azul com uma sacola de compras identificava a localização do mesmo no mapa.

Assim como no Google Maps, o Here Maps oferece percurso para Carro, Transporte Público e para Pedestre. No percurso para carros ele ofereceu os principais caminhos e ao escolher você já é direcionado para a navegação por voz, no transporte público não há muitas diferenças do que vocẽ já conhece no Google Maps, é demonstrado todos os possíveis coletivos a serem tomados e o tempo de cada viagem, você pode escolher o horário e com base neste e no trânsito local ele oferece as melhores viagens. Um destaque fica para a visualização do tempo de cada viagem, são demonstradas em uma linha do tempo, indicando o horário que você deve chegar ao objetivo para cada um dos percursos.

Bem um dos maiores desstaques e que torna o Here Maps escolha certa é o funcionamento offline, ele oferece mapas atualizados para download de praticamente todo o mundo, você pode baixar todos os mapas para acesso offline (O que demandará muito espaço de armazenamento) ou de regiões especificas, por exemplo, se você não sai de São Paulo, pode baixar apenas o mapa da região Sudeste. O melhor é que o app torna possível a escolha do local de armazenamento, podendo ser interno ou cartão de memória, procedendo desta forma a navegação torna-se ainda mais dinâmica, pois o app não precisa baixar nenhuma parte do mapa enquanto você navega.

Falando em navegação, o Here Maps também oferece vozes de navegação em diversos idiomas, podendo também o usuário baixa-las gratuitamente. Ainda existem opções para troca de unidade de medida, verificação online de trânsito ou não, entre outras.

Bem a melhor forma de conhecer um serviço é testando, nós já demos nossa opinião, apesar de já termos o ótimo Google Maps, o Here Maps é um excelente serviço de GPS, com função offline e será o padrão apartir de hoje deste que vos escreve, abaixo você encontra o download do mesmo, baixe, instale e deixe sua opinião. Não esqueça, não há lançamento oficial e este trata-se de um vazamento da versão beta.

 

Tags
Back to top button