News

MaruOS oferece Android e Debian em um único dispositivo

MaruOS é uma nova aposta em um cenário que fala-se tanto em convergência de sistemas, no entanto ao invés de criar algo do zero, o projeto junta dois grandes sistemas do mundo mobile e desktop em um único lugar.

A idéia do MaruOS é permitir que seu smartphone vire um computador, ao ser plugado em uma entrada HDMI, apresentando um Debian com XFCE modificado e quando desplugado, seja um aparelho Android.

A idéia não é nova e lembra um pouco os planos iniciais da Canonical com o Ubuntu for Android, a qual fazia de algo muito parecido quando o dispositivo fosse conectado a uma entrada HDMI, no entanto o pouco interesse de empresas parceiras, fez com que a empresa aposentasse o projeto e iniciasse o desenvolvimento do Ubuntu Touch.

A idéia do MaruOS foge um pouco da convergência que foi apresentada algum tempo pela Canonical com o Ubuntu Touch e posteriormente adotada também pela Microsoft com o Continuum, pois o MaruOS não pretende oferecer um único sistema e aplicações que apenas se adequam a diferentes telas e modos de uso (Mouse e teclado ou Touch), mas sim ter tanto um sistema mobile como um para desktop em um único dispositivo, capaz de adequar-se automaticamente.

Atualmente o MaruOS utiliza o Lollipop e como dito anteriormente, o Debian com XFCE modificado, a ROM do projeto está disponível apenas para o Google Nexus 5 e encontra-se em fase beta.

Para acompanhar todas as noticias, tutoriais, dicas e demais matérias que o Linux Centro traz regularmente, siga nossa fan page no Facebook, você tambêm pode participar de nossa comunidade no Google Plus e compartilhar conteúdo, tirar dúvidas e interagir com outros leitores.

Fonte: MaruOS

Tags
Back to top button