News

Google está pronta para matar as senhas

O uso de senhas no Android, pode estar chegando ao fim, o projeto Abacus que já tinha sido comentado no Linux Centro, tem a premissa de usar todos os sensores do aparelho para coletar informações que substituiriam as cansativas e ultrapassadas senhas.

Na prática o que o sistema faria seria aprender tudo sobre o usuário, lugares em que costuma estar, hábitos de uso, forma que caminha, padrão de digitação para usar como processo de autenticação e não ter que pedir a senha. O Android já estreou uma função mais simples do conceito para o desbloqueio do aparelho, deste o Lollipop, conhecido como Smart Lock, ao ser habilitada pelo usuário, pode-se escolher lugares de confiança que não precisarão de senha e dispositivos de confiança, como smartwatchs, que ao estarem próximos do smartphone, permitirão o desbloqueio sem senhas.

O projeto Abacus foi apresentado em 2015, mas devido a sua complexidade e por envolver a segurança do usuário, somente agora ele se prepara para entrar na fase inicial dos testes, mas ainda não existem prazos.

É interessante notar que a tecnologia teria diversos níveis de segurança, todos os dados coletados são usados como pontos e as aplicações exigiriam um nível de pontuação referente a sua criticidade, por exemplo, um aplicativo bancário precisaria de um nível alto de pontuação, envolvendo até mesmo a biometria, enquanto um jogo teria um placar menor, dispensando certos parâmetros.

Já não é de hoje que o mundo tecnológico não está contente com as inúmeras senhas, portanto podemos estar prestes a ver um novo modelo de autenticação, no entanto esbarramos em outro ponto, o quanto da nossa privacidade teremos que abrir mão, para deixar de decorar complexas senhas?

Fonte: Techcrunch

Back to top button