News

Facebook não tem mais espaço para anúncios

É bem provável que você utilize o Facebook, a maior rede social dos últimos tempos, e com isso também saiba que seu uso é sem custos para o usuário ( Ao contrário do que algumas correntes cismam em pregar vez ou outra), mas apesar de não existir taxas, compras internas ou qualquer recurso premium o Facebook continua aumentando sua receita e no último trimestre faturou $ 6.2 bilhões de dólares.

Como a rede social continua a maximizar seus lucros? Publicidade, o verdadeiro produto do Facebook é vender publicidade, mas como a empresa utiliza apenas este como fonte de renda, um problema foi apontado por Dave Wehner, diretor financeiro da empresa, o Facebook não tem mais onde exibir anúncios.

Segundo Wehner, a exibição de anúncios é uma mistura de arte e ciência e hoje a carga de anúncios exibida ao meio do conteúdo orgânico já não pode ser aumentada, portanto o crescimento da empresa deverá ser feito por outros meios.

Ai que entra os últimos movimentos do Facebook para entrar de qualquer modo no mercado de streaming de vídeos, a empresa quer de qualquer forma o espaço que o Youtube lidera, para contar também com anúncios em vídeo, o que significaria um novo método de anúncios para a empresa, consequentemente, mais lucros.

Mas enquanto o Facebook engatinha no mercado de streaming de vídeos, não pense que a empresa está sem opções, o Instagram já representa bons números no caixa da empresa com a venda de anúncios e o mesmo caminho será tomado para o Oculus, Messenger e Whatsapp, sendo que os dois últimos a empresa já informou a um tempo atrás que pretende incorporar o sistema de bots (Como presente no Telegram) para vender a outras empresas, possibilitando o autoatendimento destas com o usuário.

Outra manobra que trouxe mais rentabilidade ao Facebook foi a criação da Audience Network, empresa para exibição de anúncios em aplicações de terceiros (Como o Google Adsense ou Spider Ad), a qual já transformou-se em um negócio de $1 bilhão de dólares.

Dessa forma a empresa parece estar tranquila quanto ao problema de falta de espaço publicitário, já que aposta em novos métodos e outros produtos para aumentar a renda por publicidade.

Fonte: Recode

Tags
Back to top button