News

Moovit Carpool – A nova modalidade de carona do Moovit

O aplicativo de transporte Moovit, anunciou um novo recurso em seu serviço, a possibilidade de compartilhamento de caronas.

Denominado de Moovit Carpool, motoristas poderão informar seu trajeto e a quantidade de assentos disponíveis e dar carona para outros usuários da aplicação que também façam trajeto similar.

Sabemos que você lembrou do Uber ao ler o título dessa matéria, mas o Moovit não tem intenção de ser um concorrente desse serviço, na verdade o motorista nem mesmo conseguirá ter lucro, a idéia é apenas que ele possa compartilhar os gastos do trajeto, ao invés de pagar a gasolina ou pedágio sozinho, estará rachando esse custo com outros usuários. Tornando-se um concorrente do Waze Carpool, que ainda não entrou em operação.

Para garantir que a funcionalidade não será usada com o propósito de arrecadar dinheiro, o Moovit colocou algumas regras, uma delas é que o próprio app calcula o valor gasto em combustível e possíveis pedágios e dá o que deverá ser cobrado por cabeça, dando a possibilidade do motorista de cobrar um pouco mais ou menos, mas com margem limite de variação.

Outra limitação é que cada motorista poderá compartilhar apenas 03 viagens diárias, a idéia é pegar principalmente quem vai e volta do serviço.

Pensando na segurança, alguns processos foram implementados, para usar o Moovit Carpool tanto usuário como motorista, terão que logar com uma rede social que possua foto e nome reais, além de número de telefone. Segundo a empresa, os cadastros serão verificados, mas os usuários também sempre terão a oportunidade de verificar antes de iniciar uma viagem, tanto o motorista como o passageiro, receberão as informações prévias um do outro, para só então aceitar e poderem trocar mensagens (Como já ocorre com o BlaBlaCar).

Dentro do aplicativo, a funcionalidade promete funcionar de forma bem dinâmica e confortável ao usuário, já que não temos um menu separado, o trabalho de verificar a trajetória ou horários, tudo que você vai precisar fazer é continuar a digitar o seu destino no aplicativo. Só que ao invés de mostrar apenas trajetos com ônibus e metrô como ocorrem atualmente, o Moovit verificará se existe uma carona nas proximidades e a fornecerá entre as opções, em alguns casos o aplicativo oferecerá até mesmo a possibilidade de rotas mistas entre caronas e transporte público.

Aos motoristas, o aplicativo oferece a opção de cadastrar-se, onde é necessário também a carteira de motorista e os documentos do veículo, além da rede social e número de telefone. Quanto aos pagamentos, o Moovit fará as transferências apenas uma vez por mês.

Gostou da idéia? Já usava o Moovit para traçar suas rotas com o transporte?

Tags
Back to top button