News

Linux Kernel 4.12 lançado com muitas novidades!

Nesta semana o Kernel Linux chegou a sua versão 4.12 e foram muitas as melhorias que justificam você estar ansioso para sua utilização.

São realmente muitas das novidades, mas queríamos destacar primeiramente o gerenciamento de portas USB type-C que fora introduzido, esse padrão USB será nos próximos anos o padrão nos dispositivos, já tendo sido iniciado sua adoção nos dispositivos mobiles, uma de sua principal – mas não única – vantagem é que os conectores agora não possuem mais uma posição “certa”.

Mas é claro que as novidades da nova versão do Kernel Linux vão muito além disso, e carregam consigo suporte inicial a Radeon RX Vega e a GeForce GTX 1000, também temos suporte para as câmeras Intel RealSense SR300, Razer Sabertooth e Mad Catz Brawlstick.

Também encontramos melhorias no F2FS, o sistema de arquivos mais “amigável” para memórias flash, criado na Samsung. Suporte aprimorado de retroiluminação para teclados da Dell, novo mapeamento para o teclado ThinkPad T470, suporte para o driver Intel-vbtn, novos drivers de som e melhorias no Skylake e Atom SoCs. Novos dispositivos arm passaram a receber suporte, como o Orange Pi PC2.

Por fim, mas não menos importante, a versão 4.12 passa a incluir o BFQ, apesar de já estar presente em algumas distribuições Linux que inserem alguns adicionais na compilação do kernel. Esse storage-I/O scheduler equilibra como o sistema acessa dados em uma unidade de armazenamento (HDD, SSD, etc), impedindo que qualquer aplicativo utilize total banda e cause uma queda de desempenho ou até congelamentos do sistema na cópia de grandes arquivos.

Gostou das novidades do kernel Linux? Das que citamos, alguma será essencial para você? Já está utilizando essa nova versão? Use nossos comentários para deixar sua opinião, tirar dúvidas e não deixe de acompanhar nossa fanpage no facebook e também participar de nossa comunidade no Google Plus para interagir com outros leitores, compartilhar conteúdo e muito mais!

Fonte: KernelNewbies

Tags
Back to top button