News

Wikipédia pede doações para continuar no ar

Todos os anos a Wikipédia pede ajuda para seus leitores, no intuito de manter suas operações. Isso porque a Fundação Wikimedia opta por não utilizar publicidade, tendo a visão que tomar medidas comerciais, desvirtuaria o objetivo da maior enciclopédia do mundo.

A Wikipédia surgiu em 2003 e é operada pela Fundação Wikimédia, sem fins lucrativos, que também mantém o Wikitionary e o acervo de fotos públicas Wikimedia Commons, todos colaborativos da mesma forma que a Wikipédia.

Essa semana, iniciou-se a campanha de arrecadação, sendo necessário 63 milhões de dólares para mais um ano de independência da enciclopédia virtual, ao redor do mundo. A plataforma conta hoje com 250 funcionários e tem quase 2 milhões de usuários ativos, apenas em sua versão em português.

Mensagem de pedido, mostrada nas páginas da Wikipedia

Quem usa internet hoje em dia, dificilmente não consome conteúdo da Wikipédia em algum momento, seja em uma busca no Google, acessando diretamente o endereço ou usando um assistente como o Google Assistant, Cortana, Bixby ou Siri, já que todos esses assistentes costumam trazer resultado da Wikipédia em algum momento.

Jimmy Wales, fundador da plataforma, deixa claro que se todos os usuários doassem apenas 10 reais, a Fundação conseguiria fundos suficientes para operar por muito tempo.

Se você pode contribuir com qualquer quantia e quer ajudar a Wikipédia a manter-se operacional, aproveite este momento para ajudar a Fundação Wikimédia, a doação pode ser feita por transferência bancária, boleto bancário, bitcoin e PayPal por este link.

Tags
Back to top button