News

Linux on Galaxy – Samsung leva distros Linux para os Smartphones

A Samsung apresentou em seu último grande lançamento ao público, o Dex, um equipamento que você pluga em um monitor e conecta seu Samsung Galaxy S8, o dispositivo apresenta na tela uma interface do Android, adaptada para uma “versão desktop”, otimizada pela Samsung para o uso com mouse e teclado.

Apesar da sensação do momento, a idéia acabou ficando esquecida em pouco tempo, pelo fato do alto custo do Dex e das dificuldades técnicas da interface de desktop desenvolvida pela Samsung, que possui uma eficiência abaixo de projetos como o Remix OS.

Apesar de sabermos que empresas como Microsoft e Canonical, fracassaram recentemente na empreitada da convergência, a Samsung parece estar disposta a investir um pouco mais nessa idéia.

Em testes e ainda não liberado para o público, a coreana está tentando ter uma distribuição Linux tradicional em seu smartphone e seu funcionamento ocorreria da seguinte forma, no dia a dia é a versatilidade e ecossistema do Android na mão do usuário, ao conectar-se no Dex, o smartphone trocaria do Android para a distribuição Linux escolhida, o projeto está sendo chamado de Linux on Galaxy.

A idéia não é nova e já foi apresentada por um projeto da comunidade, uma custom ROM que surgiu junto a época em que se falava tanto em convergência, denominada de maru, essa custom ROM oferece o Android no dia a dia e ao conectar-se em uma tela maior, muda para o Debian.

Segundo a Samsung, seus usuários costumam procurar “a conveniência de seu dispositivo móvel, mas também, às vezes, precisam do ambiente de computação desktop tradicional, especialmente quando se trata de interagir com ferramentas de produtividade e conteúdos de entretenimento que são melhor vistos em um monitor maior””

Se você é um cliente da Samsung, pode se inscrever aqui, para saber quando o projeto estiver disponível ao público. Por hora, podemos apenas esperar para ver como a idéia será executada, em um momento que a Canonical abandonou o mundo mobile, a Microsoft também desistiu do mundo mobile e optou por investir em recursos de conveniência entre o Android e Windows, é interessante ver uma gigante do mercado ainda apostando onde outras não tiveram sucesso.

Você acha que a ideia vai vingar? Usaria o Linux on Galaxy?

Tags
Back to top button