News

Fork do LineageOS com microG para você deixar a Google

O Android é o sistema operacional de maior utilização no mundo, desenvolvido pela Google, sua distribuição é em código aberto, usando a licença Apache 2 e o Kernel Linux (Já que é usado como núcleo do Android) sobre a GNU GPL v2.

Basicamente, a Google desenvolve o Android para “vender” seus serviços, portanto, o lucro da empresa não está no sistema operacional que é distribuído de forma gratuita, mas sim no uso da Play Store, Gmail, Google Maps e demais serviços que são integrados no núcleo do sistema ou que chegam na forma dos GApps, licenciados para as empresas que desejam usar a Play Store em sua versão do Android.

Mas apesar de ser possível pegar o Android e o utilizar sem as aplicações da Google, alguns serviços da empresa acabam sempre presentes, isso porque ao abdicar por completo, você pode também ter problemas com aplicações que usam as APIs e recursos dos serviços que fazem parte do Google Play Services, como o Google Cloud Messaging (notificações), Google Device Registration e Google SafetyNet.

Existem outros além destes citados que quando não presentes em seu aparelho, podem dificultar o seu dia a dia, com diversas aplicações.

Com base nisso, surgiu o microG, uma alternativa ao Google Play Services que segue a ideologia FLOSS (Free / Libre Open Source Software) e possibilita não somente a utilização de serviços alternativos aos que compõem o GMS Core, como possibilitam a utilização das aplicações que necessitam destes serviços, graças a simulação de assinaturas.

Entre as facilidades do microG, está a possibilidade de controlar quais os serviços do Google Play Services você deseja usar, ativando e desativando graficamente, sem quebrar seu sistema. Além disso, pode optar por alternativas, como usar o serviço de geolocalização da Mozilla, ao invés do fornecido pela Google.

Para deixar tudo ainda mais fácil, o usuário Simon94 do XDA, criou um fork do Lineage OS que carrega nativamente o microG. Essa alternativa da Lineage OS, permitirá que usuários que preferem ter um controle ainda maior de seu sistema, possam escolher os serviços que desejam ativar ou desativar, trocar por alternativas e ainda contar com a F-Droid instalada por padrão (Loja de aplicativos FLOSS).

Além do projeto facilitar a utilização do microG, o fork está disponível para uma grande quantidade de dispositivos e conta com atualizações automáticas (OTA). Entre os dispositivos já suportados pelo projeto, estão o Oneplus 2, Redmi Note 3, Samsung Galaxy S3, entre outros que você pode conferir clicando aqui.

Tags
Back to top button