linux centro by megabite

Samsung lança pesquisa para Linux on Galaxy/Dex

A Samsung parece estar disposta em continuar sua empreitada em tornar seus smartphones capazes de rodar distribuições Linux tradicionais, quando combinadas com o Dex. 

Já tínhamos noticiado algum tempo atrás, o projeto da Samsung que tinha recebido o nome de Linux on Galaxy, fazendo a referência a linha Galaxy de smartphones da empresa. O projeto continua em desenvolvimento e acabou mudando de nome, sendo hoje chamado de Linux on Dex, em referência ao equipamento necessário para tais fins. 

Recentemente, conforme noticiado pelo OmgUbuntu!, a Samsung liberou um e-mail para os inscritos nos testes do programa, agradecendo o interesse no projeto, prometendo trazer mais novidades aos interessados e pedido para que respondam uma pesquisa. 

A pesquisa é totalmente em torno do Linux on Dex, mas resalta algumas curiosidades e possíveis intenções da Samsung para o funcionamento do proposto. Além de perguntar para os usuários, qual distribuição ele gostaria de usar no seu Dex + Galaxy, também questiona se os usuários já têm familiariedade com o Linux, em caso positivo a quanto tempo usam e para quais fins e em que lugares o utilizam. 

Até este ponto, entendemos que a intenção da empresa é compreender exatamente o nicho de mercado que essa opçaõ atenderia, onde eles poderiam dar mais focos e talvez até as ferramentas embarcada nativamente nessas possíveis distribuições montadas especificamente para o Dex. 

Porém, o que mais chamou nossa atenção são duas questões sobre valores cobrados, a pesquisa pergunta se o usuário estaria disposto a pagar para usar o Linux em seu Dex e em seguida, pergunta qual o valor que ele estaria disposto a pagar. Isso levanta a possibilidade da Samsung ter a intenção de transformar o Linux on Dex em um aplicativo pago, onde o usuário efetuaria a compra na Play Store, instalaria em seu smartphone para ter acesso ao aplicativo que rodaria as possíveis distribuições embarcadas. 

Claro que até aqui tudo é especulação, com base no que foi apresentado até hoje, nas perguntas realizadas pela pesquisa e nos possíveis cenários, nada ainda é concreto e nem mesmo o serviço recebeu mais detalhes por hora. 

Não seria um male a Samsung transformar em um aplicativo pago, desde que este fosse um valor pequeno e compartilhado com a distribuição Linux escolhida para uso, afinal, por mais que falemos de uma distribuição Linux open source e gratuita, é inegável que a Samsung estaria utilizando de seu nome para angariar usuários ao Dex, visto que a proposta do acessório por mais interessante que tenha sido, não fora das mais bem recebidas, justamente devido a limitações comportamentais do Android da Samsung em modo desktop em coluio com o alto preço do Dex. 

Independente das especulações que aqui fazemos e de como será apresentada a ideia, é satisfatório ver que o projeto está caminhando e em breve o que um dia a Canonical imaginou para o Ubuntu, poderá ser idealizado de forma similar pela Samsung. 

E você? Usaria o Linux on Dex? Para responder a pesquisa promovida, clique aqui. 

Your Header Sidebar area is currently empty. Hurry up and add some widgets.