News

Google bloqueará seus aplicativos em aparelhos não certificados

A Google tomou uma ação com o propósito de garantir um comportamento devido aos usuários de aplicações Google, a partir de agora os conhecidos GApps exigirão que o dispositivo seja certificado, para ser possível sua instalação.

Para quem não sabe, a Google faz uma verificação de alguns parâmetros em software e hardware para garantir que aquele dispositivo é certificado, essa informação pode até mesmo ser encontrada nas opções da Play Store. Essa certificação possui alguns níveis, sendo que o mais alto costuma ser utilizado por aplicações como o Netflix que exigem algumas questões de segurança (ausência de root, por exemplo) devido ao seu DRM,

Google Play Uncertified
Fonte: https://www.xda-developers.com/google-blocks-gapps-uncertified-devices-custom-rom-whitelist/

Até hoje essa certificação era usada apenas para os parceiros, agora também servirá para os GApps. Caso o dispositivo não tenha passado no teste de certificação, uma mensagem ao tentar usar um dos GApps surgirá avisando que o aparelho não é certificado e que você deve procurar a fabricante de seu aparelho, no mesmo aviso existe uma mensagem destinada as fabricantes, recomendando que procurem o suporte da Google para certificar seus dispositivos.

Os que usam custom roms, não precisam preocupar-se, a empresa pensou nesse cenário e não proibiu o uso dos GApps em roms customizadas, porém exigirá um cadastro do usuário. No final do aviso, existirá um link destinado a custom roms, onde o usuário precisa cadastrar o dispositivo em sua conta, informando que usa custom rom para ter acesso aos GApps, tendo um limite de 100 dispositivos por conta.

Desta forma a medida deve realmente impactar pequenas fabricantes, como as que produzem aqueles box TVs com Android e algumas outras que produzem smartphones low ends, com características visuais de nomes famosos do mercado.

Back to top button