News

Opera VPN é descontinuado e encerra até final de abril

Algum tempo atrás, numa extensão de aplicativos sobre a marca Opera, fora apresentado aos usuários do Android e IOS o aplicativo Opera VPN, sua proposta era simples, oferecer um modelo de VPN gratuita para os usuários.

Inicialmente o aplicativo funcionava gratuitamente, com algumas limitações de  escolha dos servidores pelo mundo. Depois surgiu o plano pago, que ampliava a velocidade de tráfego e trazia muitas outras opções de servidores, o que significa, ser “visto” na internet com uma localidade diferente e escolhido por você.

Porém a empresa decidiu descontinuar o aplicativo Opera VPN e direcionar os usuários para o SurfEasy, é interessante notar que a Opera adquiriu a SurfEasy em 2015 e montou a estrutura do Opera VPN sobre a SurfEasy, porém em novembro do ano passado a SurfEasy foi vendida para a Symantec, o que deve justificar a opção de descontinuidade do aplicativo, visto que a Opera não possui mais estrutura própria para o serviço de VPN.

Por hora, apenas o aplicativo Opera VPN foi descontinuado e os usuários assinantes, ganham 1 ano de assinatura no SurfEasy, enquanto os clientes não pagantes, recebem um desconto de 80% no SurfEasy. A VPN que foi integrada ao navegador Opera ano passado, também era operada pela SurfEasy, tendo ocorrido a venda, tornou-se uma incógnita se seu funcionamento passará a ser entre uma parceria com as duas empresas, ou se em breve será descontinuado.

Outro aplicativo recentemente descontinuado foi o Opera Max, esse aplicativo tinha a proposta de oferecer a capacidade de compactação de dados presente desde os primórdios do Opera Mobile para todo o Android, o Opera Max foi vendido para a Samsung que o renomeou como Samsung Max e passou a oferecer como um aplicativo exclusivo de seus aparelhos.

Ao fim, parece que após a chinesa Quihoo 360 ter comprado a Opera, seu foco passa a ser apenas no navegador multiplataforma, sem grandes interesses de usar o nome da marca em outros produtos.

Back to top button