News

Chrome OS vai receber USBGuard para proteção do usuário

O Chrome OS deve receber uma funcionalidade em breve que aumentará a segurança dos Chromebooks. Denominado de USBGuard, a funcionalidade já está disponível na versão Canary, focada em desenvolvedores.

O serviço adicionado tem como função bloquear as portas USB enquanto o Chromebook estiver em modo de repouso ou com a tela bloqueada.

O bloqueio funcionará apenas para dispositivos USB que sejam conectados após a tela ter sido bloqueada, sendo necessário entrar com a senha em seu equipamento para que o dispositivo USB seja reconhecido. Porém qualquer equipamento que tenha sido conectado antes do bloqueio de tela, continuará em pleno funcionamento.

Desta forma a Google consegue garantir que periféricos externos e até HD’s não tenham sua operação interrompida, porém ao mesmo tempo garante que nenhum equipamento será plugado ao Chromebook sem a autorização do seu dono.

Ataques como os de Rubber Ducky, que são dispositivos USB que ao serem plugados fazem o sistema o reconhecer como um teclado e executam uma série de comandos para roubo de informações, devem ser mitigados com essa funcionalidade.

Quem não tiver um Chromebook, pode dar uma olhada no Cloud Ready que já foi analisado aqui no Linux Centro, é uma forma de transformar qualquer equipamento em um Chromebook e aproveitar as funcionalidades do sistema da Google.

Fonte: 9to5google

Back to top button